O Que é o Espírito Santo
e Como Ele Atua em Nossa Vida
Introdução
Muito já se escreveu sobre o “Espírito Santo” e sua obra. Todavia, parece-nos que seria esclarecedor termos um material conciso e objetivo que nos esclareça o que é o “Espírito Santo”.
Nosso objetivo neste material não é descobrir qual é a natureza do Espírito Santo, pois como o testemunho acima esclarece, esta é um mistério para nós. Objetivamos entender o que é o Espírito Santo e como ele chega até nós, atuando em nossa vida, sendo que, sua natureza é desconhecida, cujo conhecimento sómente possui o próprio ALTÍSSIMO. Não podemos saber qual é a sua natureza, pois esta é um mistério; mas quanto ao que ele é, podemos sim sabê-lo, pois isto está no campo do que foi revelado pelo ALTÍSSIMO a nós.
“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Deuteronômio 29:29.
1 - O que é o Espírito Santo?
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" I Cor. 3:16.”
O Espírito Santo é a glória DO ALTÍSSIMO, a manifestação da Sua presença que uma dia esteve no compartimento “Santíssimo” do santuário terrestre e pode habitar em nós.
2 - Quem é a fonte da glória (espírito)DO ALTÍSSIMO?
“Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” João 4:24.
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação!
É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.” II Coríntios 1:3, 4.
“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito da verdade, que procede do Pai, testificará de mim.” João 15:26.
O ALTÍSSIMO, o Pai, é a fonte da glória (Espírito). Por isso, O Messias, referindo-se a Ele, disse “Deus é espírito”.
3 - Para quem O ALTÍSSIMO confere a Sua glória, que é o Espírito Santo que procede dEle?
Por ser o resplendor da glória (Espírito) do Pai e ser de mesma natureza que Ele, O Messias também é chamado de Espírito na Bíblia:
“Eu e o Pai somos um.” João 10:30.
O Pai e o Filho são um; o Pai é a fonte da glória (Espírito) e o Filho é o resplendor desta. Por isto, o Filho também é Espírito:
“Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado. Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.” II Coríntios 3:15-17.
Tendo pecado, os seres humanos não poderiam receber a glória (o Espírito) proveniente DO ALTÍSSIMO Santo. Assim, o Pai enviou Seu Filho, O Espírito, conforme afirma o texto acima, para que este pudesse comunicar aos seres humanos caídos a Sua glória, que é o Seu Espírito:
“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” II Coríntios 3:18.
Assim, percebemos que O ALTÍSSIMO o Pai, comunicou sua glória ao Seu Filho, O Messias, a fim de que Ele a comunicasse aos homens.
4 - Como O Messias, que recebe a glória do Pai, comunica esta glória, o espírito, para os homens?
Identificamos aqui duas formas. A primeira é diretamente, pelo contato direto com os seres humanos, conforme a Bíblia nos declara:
“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” João 20:22.
O Messias soprou Sua glória, esta que recebera do Pai, sobre os discípulos.
“E, ali, esteve com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites; não comeu pão, nem bebeu água; e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, as dez palavras. Quando desceu Moisés do monte Sinai, tendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho, sim, quando desceu do monte, não sabia Moisés que a pele do seu rosto resplandecia, depois de haver Deus falado com ele.” Êxodo 34:28.
Pelo contato íntimo com O Messias, ao falar com Ele, Sua glória emanou sobre Moisés e fez com que seu rosto resplandecesse. Embora O Messias possa comunicar Sua glória diretamente aos seres humanos, notamos que isto raramente acontecia segundo o relato bíblico.
O Messias utiliza seu anjos como espelhos para trazer esta glória para os seres humanos, que a recebem DEle e a comunicam a nós. Por isso, o apóstolo Paulo declara, inspirado pelo ALTÍSSIMO:
“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” II Coríntios 3:18.
O trabalho dos anjos do Céu é organizado. Existem dois querubins que são proeminentes entre os anjos neste trabalho e estão diante do Messias recebendo esta glória:
“"Falei mais e disse-lhe: Que são as duas oliveiras à direita do castiçal e à sua esquerda? E, falando-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois raminhos de oliveira que estão junto aos dois tubos de ouro e que vertem de si ouro? E ele me respondeu: ... São os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a Terra." Zac. 4:11-14.
Embora dois anjos sejam mais proeminentes no trabalho de comunicar o espírito do Messias, todos os anjos cooperam neste trabalho, conforme a Bíblia nos revela:
“Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:13, 14.
Algumas vezes, em ocasiões especiais e para missões mais importantes, os dois querubins cobridores são utilizados pelo ALTÍSSIMO para ministrar diretamente aos homens, comunicando-lhes o espírito que recebem do Messias. Todavia, na maioria das vezes, são os outros anjos que nos comunicam a glória (espírito) do Messias.
5 - Porque são os anjos e os homens por vezes chamados de “Espírito” na Bíblia?
Através de uma ilustração simples podemos compreender porque os anjos e os homens são chamados de “espírito” na Bíblia. Imagine você uma vasilha plástica que possa ser utilizada para se armazenar leite. Você está sem uma leiteira em casa e deseja armazenar uma quantidade de leite para distribuí-la entre os copos. Pegas então a vasilha plástica e sobre ela derrama o leite para que possa transmití-lo aos copos. Nesta ocasião, embora aquela seja uma vasilha comum, não uma leiteira, estaria correto dizer que esta vasilha é agora uma vasilha leiteira e continuará a ser enquanto for utilizada para armazenar e distribuir leite. Podemos aplicar o mesmo princípio relativamente à glória DO ALTÍSSIMO, o Seu espírito. Cada criatura que existe no universo, somente subsiste porque ELE comunica a ela Seu Espírito (sua glória).
Então, não é errado chamar, como a Bíblia o faz, homens e anjos, estes que são recipientes que recebem a glória (espírito) DO ALTÍSSIMO, de espírito:
- denominando anjos como espíritos:
“Ora, a qual dos anjos jamais disse: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés? Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?” Hebreus 1:13, 14.
- denominando homens como espíritos:
“Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;” I João 4:1, 2.
6 – O Messias habita em nós pelo Espírito
Quando a glória (espírito) do Messias chega até nós, seja vinda diretamente dEle, seja pelo ministério dos anjos ministradores, Ele passa a habitar em nós pelo Seu Espírito:
“para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé” Efésios 3:16, 17.
Quando a glória (espírito) que O Messias recebeu do Pai e enviou é por nós recebida, Ele habita em nós pelo Seu Espírito e revela-se em nós o mistério do evangelho:
“para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;” Colossensses 1:25-27.
Que este mistério se manifeste em nossas vidas!
Nosso desejo sincero é que este material auxilie a muitos... .
Que O ALTÍSSIMO o abençoe.
Ministério 4 anjos.
O Espírito Santo, Outro Consolador? Disse O Messias, “se me amais, guardareis meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece, vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”(João 14:15-17). Ele disse bem claramente que ele enviaria outro Consolador para confortar Seus seguidores depois de Sua partida. Vamos dar uma olhada em um verso diferente em se que usa a palavra outro. “E o Espírito do Senhor se apossará de ti, e profetizarás com eles e tu serás mudado em outro homem. ... Sucedeu, pois, que, virando-se ele para despedir-se de Samuel, Deus lhe mudou o coração; e todos esses sinais se deram naquele mesmo dia.”(I Samuel 10:6,9) Saul tornou-se outro homem, fisicamente ele era ainda a mesma pessoa. Sua experiência o fez outro homem. O Messias não terminou a conversa com o verso dezessete. No próximo verso ele explica bem claramente: “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”(João 14:18) Disse que Voltaria para Seus discípulos como um outro Consolador. Esta é a forma mais apropriada que a Bíblia claramente conta-nos como outro Consolador. A palavra Grega parakletoV (parakletos), traduzida “Consolador” é usada 5 vezes na Bíblia. Quatro vezes a palavra é traduzida por “Consolador” e a outra vez traduz-se por “Advogado”. A bíblia nos mostra claramente aqui QUEM é o Consolador. “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos um advogado (parakletos = Consolador) junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (I João 2:1) O ALTÍSSIMO tem claramente revelado que O Messias é nosso Consolador. O Senhor é esse Espírito Espere um minuto, a Bíblia não diz que o Consolador é o Espírito Santo ? (João 14:26) Sim, com certeza. Quem é o Espírito Santo? A inspiração declara: “ Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí está a liberdade, aí há liberdade.(II Corínthios 3:17) o Senhor é esse Espírito, quem ainda é o Senhor? “todavia, para nós há um só Deus, o Pai de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as cousas, e nós também, por ele.” (I Corínthios 8:6) Isto poderia ser expresso em uma equação matemática como a seguir: Jesus Cristo = o Senhor O Senhor = esse Espírito Então: Jesus Cristo = esse Espírito Efésios 4:4 afirma detalhadamente: “Há um só corpo e um Espírito como também foste chamados numa só esperança da vossa vocação” Há somente um Espírito, e a Bíblia conta-nos que Espírito é nosso Senhor Jesus Cristo, ou mais especificamente o Espírito de nosso Senhor Cristo, que Ele recebeu de Seu Pai. “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho que clama: Aba, Pai.” (Gálatas 4:6) O que exatamente é um Espírito? De Acordo com a Concordância de Strong, e mais alguns outros dicionários de Grego, um espírito é uma “mente”. Quando O ALTÍSSIMO envia adiante o Espírito de Seu Filho em nossos corações , Ele estava enviando à mente, ou pensamentos de Seu Filho em nossos corações. (ELE convida-nos para “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também Cristo Jesus” ) [nota do tradutor: na Bíblia inglesa a palavra sentimento aparece como mind, que significa mente, consciência] (Filipenses 2:5) A mente, ou Espírito, que O Messias tinha, era o Espírito de Seu Pai. “Porque o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida”(João 3:34).
Vamos examinar o que a Bíblia nos diz sobre um espírito.
O Conceito Bíblico de “Espírito” “E Jesus, percebendo [percebeu]logo por seu espírito que eles assim arrazoavam, disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração?”(Marcos 2:8) O Messias percebeu (Grego: epiginwskw – epiginosko “verbo Conhecer, que é também Entender”) em Seu Espírito. O Espírito dEle é onde ele sabia e entendia as coisas, Seu Espirito é a Sua mente. “ E o Espírito (Hebraico: ruwach#7307 na Concordância de Strong) do Senhor caiu sobre mim e disse-me: Fala: Assim diz o SENHOR: Assim tendes dito, ó casa de Israel; porque, quanto às coisas que vos surgem à mente (ruwach), eu as conheço.(Ezequiel 11:5) Neste verso ruwach está traduzido num lugar por “espírito” e em outro como “mente”. Você pode ver claramente que o espírito de um indivíduo é a mente ou pensamento desse indivíduo. (vejamos também Isaías 40:13, Romanos 11:34) “com a ajuda de quem proferes tais palavras ? E de quem é o espírito que fala em ti?”(Jó 26:4). Quando nós proferimos palavras, estamos revelando cujo o espírito que temos. Nós temos também o espírito do mundo ou o espírito DO ALTÍSSIMO, que é o Espírito Santo. “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Efésios 4:30). Algumas pessoas sustentam que “o Espírito Santo” e o “Espírito DO ALTÍSSIMO” são duas coisas diferentes. Como você pode ver no verso anterior, não é este o caso. A Bíblia fala do “Espírito Santo DO ALTÍSSIMO”. O ALTÍSSIMO o Pai tem um Espírito. “visto que não sois vós que falais, mas o Espírito de Vosso Pai é quem fala em vós”(Mateus 10:20). O Messias tem um Espírito. “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação,” (Filipenses 1:19). O Espírito Santo tem um Espírito? Alguns dizem que sim, enquanto outros dizem que não. Que dizem as escrituras? “O Espírito de Deus” (Efésios 4:30). A Bíblia em nenhuma parte menciona o “Espírito do Espírito Santo”. Por quê disto? Poderia ser que o Espírito é o Espírito DO ALTÍSSIMO,o Pai e Seu único Filho gerado? A Bíblia afirma claramente, o Pai tem um Espírito e Seu Filho tem um Espírito, há ainda “um Espírito”. Evidentemente o Pai e Seu Filho compartilham o mesmo Espírito enquanto são dois indivíduos separados. Eis a verdade por que eles pensam iguais; Eles tem um Espírito em comum. O Pai ungiu seu Filho com Seu próprio filho. Então, eles tem o mesmo Espírito. “Amaste a justiça odiaste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros”(Hebreus 11:9).“Porque o enviado de Deus fala as palavras dele, porque Deus não dá o Espírito por medida”(João 3:34). Como está claramente mostrado, o Pai e o Filho compartilham um Espírito. Que tipo de Espírito eles compartilham? Com certeza é um Espírito Santo. A Bíblia menciona diversos e diferentes tipos de Espírito. Lemos sobre “espírito de sujeira”, “espírito do mal”, “espírito imundo”, “espírito de mudez”, “espírito excelente”, “espírito de humildade”, “espírito ferido”, “espírito abatido”, “espírito de arrogância”, “espírito de fidelidade”, “espírito bom”. Todos estes espíritos são distinguíveis pelos adjetivos que os descrevem. Sabemos que o Pai tem um Espírito, e pode ser que o Espírito seja nada mais ou nada menos o Santo (Espírito Santo). A palavra “Santo” é um adjetivo em todo caso, se no inglês ou em grego. Espírito Santo” não é um nome, mas uma descrição do Espírito DO ALTÍSSIMO. Sabemos que ELE, o Pai, tem um nome próprio, que é “YHWH”, também conhecido como “Yahweh” ou “Jeová”, e Seu único Filho gerado tem um nome próprio, que é “Yahoshua”, ou “Jesus”. Todavia eu pergunto, qual é o nome do Espírito Santo? Nosso Consolador Tempo e espaço proíbem ir mais detalhadamente, mas é um assunto real “Quem é nosso Consolador?” A Bíblia diz que nosso Consolador é O Messias, único capaz de consolar-nos em todas nossas tentações porque Ele foi tentado como nós. “Pois naquilo que ele mesmo sofreu, tendo sido tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados”(Hebreus 2:18) que seja “...Cristo em vós, a esperança da glória”(Colossenses 1:28) “...porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”(I João 4:4) Porque Jesus tendo sofrido e foi tentado na sua existência [humana], vem a nós numa maneira diferente de antes, Ele pode ser chamado de “Outro Consolador”. Disse Jesus, “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”.
O Espírito Santo era para vir e convencer o mundo do pecado. “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”(João 16:8) “Tendo Deus ressuscitado o seu Servo, enviou-o primeiramente a vós outros para vos abençoar, no sentido de que cada um se aparte das suas perversidades”(Atos 3:26). É O Messias, depois de Sua ressurreição, quem vem a nós para deixarmos o pecado. Você preferia ter um Consolador que sabe o que você está passando no vai e vem da vida pois Ele tem estado aí pessoalmente, ou um a quem não pode enfatizar com você? Alguns talvez digam de imediato, “Jesus chamou o Consolador ele, então ele deve ser alguma coisa mais” não era incomum falar de si mesmo na terceira pessoa na época de Cristo. Você pode encontrar este estilo de expressão no Novo Testamento. “Então , lhes falou Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz. Porque o Pai ama ao Filho, e lhe mostra tudo o que faz, e maiores obras do que estas lhe mostrarão, para que vos maravilheis. Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer. E o Pai a ninguém julga, mas ao filho confiou todo o julgamento,”(João 5:19-22). O Messias falou de Si mesmo na terceira pessoa. Saudações das Epístolas Quinze de vinte livros do Novo Testamento começam com uma saudação similar, eis uma: “A graça, a misericórdia e a paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, o Filho do Pai, serão conosco em verdade e amor”(II João 3) De todas essas saudações , nenhuma delas menciona uma terceira existência [pessoa]. Só dois são mencionados, o Pai e Seu Filho. Com certeza se houvesse uma terceira existência [pessoa] que é para ser igualmente venerada e adorada, os escritos do Novo Testamento teriam incluído-O nessas saudações, mas ai de mim, não há um a ser encontrado. João explica-nos com quem estamos tendo companheirismo [comunhão]. Ele disse, “O que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.”( I João 1:3)Com certeza se João era dado a conhecer à um terceiro Deus, ele iria querer que nós tivéssemos comunhão com ele como tal, mas não há menção de uma outra existência. João salienta mais ainda sua posição, “Todo aquele que ultrapassa a doutrina de Cristo e nela não permanece não tem Deus; o que permanece na doutrina, esse tem tanto o Pai como o Filho.”( II João 9 ) “Ambos” dois homens, e somente dois. Este de acordo com Zacarias. “E dize-lhe: assim diz o Senhor dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele botará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor e será revestido de Glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e reinará perfeita união entre ambos os ofícios.”(Zacarias 6:12,13). De acordo [concordando] com o raciocínio Judeu. Disse O Messias, “também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Então, eles lhe perguntaram: onde está teu Pai? Respondeu Jesus: Não me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai.”(João 8:17,18). Se houvesse uma terceira existência testificar-se-ia a seu favor, O Messias não teria hesitado em mencioná-lo aqui. Declarou Paulo, “Conjuro-te, perante Deus, e Cristo Jesus, e os anjos eleitos, que guardes estes conselhos, sem prevenção, nada fazendo com imparcialidade”(I Timóteo 5:21) Paulo chamou a agência celeste como testemunha na instrução dada à Timóteo. Verificamos quem Paulo chamou como uma testemunha para ele. Deus o Pai, e o Senhor Jesus Cristo são naturalmente os primeiros a ser mencionados, mas Paulo não parou aqui. Ele chamou todos os anjos de Deus para ser testemunhas também. Certamente se Paulo conhecia uma terceira existência que é co-igual com o Pai e Seu Filho, então ele teria mencionado-o neste verso. Ainda mais, não há sugestão de outra existência, que é claro e evidente que Paulo conhecia nada sobre um terceiro deus. Eu poderia ir além com isto pois há uma abundância de exemplos claros nas escrituras mostrando que “há um só Deus, o Pai” e “um Senhor Jesus Cristo”(I Coríntios 8:6), e não um pantheon de deuses com um Deus principal. O tema que estamos discutindo é de vital importância. Por favor tire tempo para examinar isto com detalhe. A única maneira que podemos julgar e tomar um decisão justa é pela visualização e colando na balança todas as evidências antes de fazer uma decisão. “Responder antes de ouvir é estultícia e vergonha” (Provérbios 18:13). Nota do Tradutor: O material presente foi traduzido do inglês, portanto sujeito a imperfeições e críticas por falta de vocábulos e expressões idiomáticas correspondente ao nossa gramática luso-brasileira. Quando a frase estiver em “[colchetes]” está indicando dificuldade de discernimento da idéia principal, quando for uma palavra está indicando em outras traduções. Fonte: Truth Seekers Ministries, HC 64 Box 128 B – Welch, Wes Virgínia 24801 . Leia também: · O Espírito Santo, Outro Consolador? · Negação da Trindade: Conclusões de um Grupo · Trindade: Apenas um Paradigma Teológico · "A Trindade é Revelação Dada a Igreja Católica", Diz Pastor Ordenado · Trindade: Tenho Medo Desse Assunto... · O Que Diz a Enciclopédia sobre a Trindade · Trindade: Mistério Revelado, Mas Não Explicado · O Outro Parákleton: Um outro igual? Ou mais um ser? · O "Outro Consolador" NÃO é a Mente de Cristo · Não Sou "Apóstata", Apenas Não Creio na Doutrina Pagã Trindade · Vantagens da Crença na Trindade · Trindade: Esse Assunto SACODE a Igreja! · Criação de Jesus? Ignorância e Blasfêmia Juntas! · Resposta ao "Calhamaço" do Prof. Azenilto Sobre a Trindade |