Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.3/5 (125 votos)







Partilhe esta Página



 

 


 

 

 


 

 


 


A Bíblia e a Saúde
A Bíblia e a Saúde

 

 

A Bíblia e a Saúde

Após terminar a criação da Terra em 6 dias e santificar o sétimo dia da semana, O ALTÍSSIMO disse a Adão e Eva que eles poderiam comer de todas as sementes e frutos do solo. (Gênesis 1:29). Naquela época os animais não morriam porque o homem ainda não havia pecado (Romanos 6:23). Depois que eles pecaram toda a criação ficou sujeita  à morte e O ALTÍSSIMO instituiu o sacrifício de cordeirinhos, simbolizando a morte expiatória do messias na cruz (Gênesis 4:4 e João 1:29). Todas as vezes que se cometia um pecado, devia-se sacrificar um cordeiro como símbolo da remissão de pecados e da morte do Filho DO ALTÍSSIMO que aconteceria no futuro. No entanto, não passava pela cabeça de ninguém matar os animaizinhos e utilizá-los como alimento.

No entanto, 1656 anos depois da criação, após o dilúvio, quando Noé e sua família saíram da arca o solo estava encharcado e não era possível plantar. Então O ALTÍSSIMO  permitiu pela primeira vez que se comesse carne. (Gênesis 9:2-5). Apesar disso esse não era o plano DO ALTÍSSIMO para a raça humana, da mesma forma que a rebelião ou o pecado não eram. Entretanto ELE não liberou que se comessem todos os tipos de carne porque sabia que poderia prejudicar a nossa saúde. Então; O Messias entregou nas mãos de Moisés as divinas leis alimentares, que podem ser lidas em Levítico capítulo 11 e Deuteronômio capítulo 14.

 

Resumo das Leis Alimentares

Animais Limpos: de acordo com Lev. 11:3 são limpos todos os animais que tem unhas fendidas, o casco divide em dois e rumina sendo apto para a alimentação. Deuteronômio 14:4-5  cita como exemplos o boi, a ovelha, a cabra e a gazela. Em relação às aves, apenas as imundas ou inaptas para a alimentação são citadas, portanto se utiliza o método eliminativo e comparativo para se chegar as limpas. Dos animais aquáticos são limpos todos os que tem barbatanas e escamas (Lev.11:9). Dos insetos são permitidos apenas o gafanhoto devorador, o grilo e a locustra (Lev. 11:22).

Animais Imundos e que fazem mal a saúde: a Bíblia declara que todos os animais terrestres que não tem as características citadas acima são considerados imundos. Ela cita o porco, o coelho e o camelo como exemplos (Lev. 11:4-7). Dos animais aquáticos todos os que não tem barbatanas e escamas são imundos ( Lev.11:10). Como exemplo podemos citar os frutos do mar, o camarão, os peixes de couro, o golfinho e a baleia. Todos os insetos, exceto as exceções citadas acima são inaptos para a alimentação humana ( Lev.11:23 e Deut.14:19). Em relação as aves a Bíblia utiliza o método eliminativo citando as aves imundas e não especificando as limpas. De acordo com Deus são imundas a águia, o falcão, a águia marinha, o corvo, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião, a gralha, o pelicano, o abutre, a garça, a cegonha e o morcego (Deut.14:11-20). Também não se deve comer animais que andam pelo ventre como a cobra, os que tem vários pés como a centopéia e todos os tipos de enxames ( Lev. 11:41-43).

E O ALTÍSSIMO termina as leis alimentares dizendo: "Eu Sou o Senhor vosso Deus, portanto vós vos consagrareis, e sereis santos porque Eu Sou santo...Essa é a lei dos animais e das aves e de toda a alma vivente que se move nas águas e de toda criatura que povoa a terra, para fazer a diferença entre o imundo e o limpo, ente os animais que podem comer e os que não podem comer". Levítico 11:44-47.

Mas não existem certas coisas óbvias nessa lei alimentar? É certo que não. Por exemplo: na Coréia do Sul e na China são comuns se comerem ratos, cobra e cachorro que  a Bíblia condena como imundos. No ocidente uma alimentação comum é a carne de porco presente em vários produtos derivados como a mortadela. O Evangelho não se adapta as culturas, ele vai completamente contra a elas porque é a vontade de Deus, sendo, portanto o caminho estreito. Veja essa terrível repreensão em Isaías 66:15-18:

"Porque eis que o Senhor virá com fogo, para tornar a sua ira em furor e a sua repreensão em chamas de fogo...entrará em juízo contra toda a carne e serão muitos os mortos da parte do Senhor...os que comem carne de porco, coisas abomináveis e rato serão consumidos, diz o Senhor...porque venho para ajuntar todas as nações e elas contemplarão a minha glória".

De fato, logo em Isaías 66:22-24 o profeta termina o livro dizendo que os filhos DO ALTÍSSIMO o adorarão na Nova Terra. As verdades bíblicas são como Paulo declarou, uma espada que atravessa a mente e o coração. Depois disso tudo o que você fará, aceitará a vontade DO ALTÍSSIMO para a sua vida ou continuará quebrando as leis alimentares e sujeito a doenças dos que não conhecem a verdade revelada?

 

Revelações de Saúde da Era Cristã

A Saúde e o Novo Testamento (33 d.C. até Hoje)

A maioria das pessoas acredita que O ALTÍSSIMO tenha abolido as leis alimentares no Novo Testamento e citam passagens bíblicas sem nem fazer uma leitura de seu contexto, dentro de determinado capítulo ou livro. A principal passagem citada é Atos capítulo 10 na qual Pedro tem uma visão de um lençol baixando do céu com vários animais imundos como répteis e aves (versículo 12). Então Deus dá a ordem: "Levanta Pedro, mata e come". Pedro ficou admirado e por conhecer e obedecer as leis alimentares respondeu: "De modo nenhum Senhor, porque jamais comi coisa alguma imunda". Então Deus respondeu: "Ao que Deus purificou não consideres imundo".

Ao terminar a leitura desse texto a maioria das pessoas fecha sua Bíblia e realizada pensa que agora está liberada e pode comer de tudo. No entanto ao ler  o desenrolar da história em Atos capítulo 10:17-48 e a explicação de Pedro em Atos 11:1-18 vemos que o assunto da visão nem era alimentação!! A visão era uma parábola que devia ensinar a Pedro que ele deveria levar o evangelho aos gentios e que a salvação não era exclusividade dos judeus. Isto fica explícito em Atos 10:28: " Vós mesmos sabeis que é proibido a um judeu se aproximar ou juntar com alguém de outra raça, mas Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo".

 

1 Grãos integrais, pães, cereais, arroz e massas

 

Este primeiro grupo de alimentos são os energéticos, e recomenda-se de 6 a 11 porções diárias. A variação da quantidade de porções sugeridas ocorre devido às diferenças de tamanho, sexo, atividade física entre outros fatores.

2 Verduras

 

Deve-se consumir de 3 a 5 porções de hortaliças(verduras) por dia, sendo estes alimentos reguladores. Este grupo é maior que o das frutas pois seus alimentos contém quantidades maiores de minerais e vitaminas.

Coma-as generosamente.

3 Frutas

 

Sendo um grupo um pouco menor que o das verduras, recomenda-se consumir de 2 a 4 porções por dia. Estes alimentos são também reguladores.

Coma-as generosamente. 

4 Leite semi desnatado, iogurte, queijo fresco e produtos de soja

 

Recomenda-se consumir 2 ou 3 porções diariamente. Estes alimentos construtores são uma excelente fonte protéica e, apesar de não serem os únicos, são ricos em cálcio.

Coma-os moderadamente.

5 Feijões, nozes e sementes

 

Diariamente devemos ingerir 2 ou 3 porções destes alimentos construtores. São substitutos da carne e importantes fontes de proteína e ferro.

Coma-os moderadamente.

6 Gorduras, óleos e doces

 

Este último grupo de alimentos energéticos deve ser consumido em pequena quantidade.

 

Obs: Estudos realizados pelo governo americano e norueguês demonstram que os que seguem os conselhos bíblicos de alimentação vivem 7 anos a mais do que a média da população.

 

Saúde para você!