Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
Cres que nossas ações dizem quem somos?
SIM
NÃO
Ver Resultados

  • Currently 2.21/5

Rating: 2.2/5 (75 votos)







Partilhe esta Página



 

 


 

 

 


 

 


 


A Morte
A Morte

 

 

O SEGREDO DA MORTE.

 

A morte produz em nós um vazio e uma sensação de carência difíceis de serem igualadas. A morte é a última e maior frustração humana que nos leva a buscar respostas a perguntas tão concretas como: Que acontece quando alguém morre? Há vida depois da morte? Poderemos reencontrar nossos entes queridos que morreram? Apesar de muitos pretensos “conhecedores” terem as mais diversas respostas, a única resposta que satisfaz, é a resposta de Cristo!

 

O MESSIAS TEM A RESPOSTA

 

1 – Cristo ressuscitado Se apresenta no Apocalipse como “Aquele que vive: Estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos...” O que o Messias diz ter em Suas mãos? Apoc 1:18 -   

...e tenho as _______________ da

A morte inocente (não merecida) e a ressurreição dEle, resolvem o problema do pecador “Porque O ALTÍSSIMO amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16 RA). Ele é o Alfa e Ômega...  o Todo-Poderoso. (Apocalipse 1:8). Ele sabe tudo: sabe como criou a vida e o que acontece quando uma pessoa morre, e no-lo revelou na Santa Bíblia (I Ped. 1:10e11). Por isso é que quando discutiam com Ele um problema a respeito dos mortos e da ressurreição Respondeu-lhes O Messias: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. (Mat. 22:29). Entender o que a Bíblia diz acerca do ser humano facilitará nossa compreensão do mistério da morte.

 

 

O MESSIAS REVELA QUAL É A NATUREZA DO HOMEM

 

2 – Na criação que dois elementos  O ALTÍSSIMO uniu para que surgisse a alma vivente? Gên. 2:7.

____________________ + ______________________ = Alma vivente!

A Bíblia não diz que temos uma alma independente do corpo. A Revelação declara que somos uma alma vivente como resultado da harmoniosa combinação do pó com o fôlego (espírito – sopro de Deus).

3 – De acordo com a Palavra DO ETERNO, que ocorreria com a alma vivente se desobedecesse a vontade do Criador? Gên. 2:16e17

...no dia em que dela comeres, certamente _______________ .

4 – Apocalipse 12:9 diz que o diabo é o “sedutor de todo o mundo”. Que mentira introduziu Satanás? Gên. 3:4.

Então, a serpente disse à mulher: É certo que não _________________ .

Para que a “alma vivente” continuasse vivendo havia uma condição a cumprir: que permanecesse obediente, por amor, à vontade DO ALTÍSSIMO (um namorado tem prazer em fazer as vontades de sua namorada, não é?). O grande engano de Satanás consistiu em proclamar aimortalidade incondicional: Diz ele, não importa o que faças; viverás! De acordo com a revelação bíblica, o único que tem a imortalidade é O ALTÍSSIMO  o Pai do Messias. I Tim. 6:15e16.

– Ao desobedecer O ALTÍSSIMO, que ocorreu com a “alma vivente”? Ezeq. 18:4, 20. A

A Santa Bíblia ensina que como conseqüência do pecado, a alma é mortal. Note por exemplo, alguns dos muitos versículos que confirmam esta declaração: Se ocultas o rosto, eles se perturbam; se lhes cortas a respiração, morrem e voltam ao seu pó. (Salmos 104:29).Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si. (I João 3:15).

 

O QUE HÁ DEPOIS DA MORTE

 

6 – Em Apocalipse 2:8 O Messias Se apresenta à igreja de Esmirna como “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver”. Ele sabe o que ocorre quando uma pessoa morre. A que, Ele disse, se assemelha a morte? João 11:11-14,43e44 ... Nosso amigo Lázaro ______________ ... O Messias porém, falava com respeito à

Note que a palavra “adormeceu” está expressando inconsciência, como transparece de outras passagens bíblicas. Por exemplo, Eclesiastes 9:5 declara enfaticamente que “os mortos não sabem coisa nenhuma”. O Salmo 146:4, falando da morte diz: “Neste mesmo instante perecem todos os seus desígnios...

7 – Podem os mortos intervir no que os vivos fazem? Ecl. 9:5e6. Apoc 16:13,14; 18:23.

Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não ______________  coisa ________________ , nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória ______  no __________________ .  Amor, ódio e inveja para eles já ________________ ; para

Quando uma pessoa morre (conseqüência do pecado e não da vontade do ALTÍSSIMO - o homem escolheu pecar), quebra-se a união harmoniosa que havia entre o pó  da terra e o fôlego da vida, desaparecendo assim a vida consciente, ou seja, a alma vivente. Por isso é impossível que os mortos apareçam aos vivos. A Bíblia declara que eles não podem voltar a sua casa (Jó 7:9e10); não sofrem, nem desfrutam de nada (Ecl. 9:6); não podem aprender (Isa. 38:18e19); não podem glorificar ao ALTÍSSIMO (Sal. 115:17), e é lógico que assim seja, pois para todas essas coisas é necessária consciência. Por essa razão a Bíblia afirma que os que dizem falar com os mortos estão participando de um engano satânico. Inclusive não se salvarão os que praticam a feitiçaria (Apoc 22:15), nem os que consultam aos mortos... (Deut. 18:10-14). Quando o fiél tem dúvidas, deve consultar tão somente ao ALTÍSSIMO(Isa. 8:19e20).

Apocalipse 1:5 fala de nosso Senhor Jesus Cristo como o “primogênito dos mortos”, que na linguagem bíblica significa O mais importante, o primeiro ou proeminente (relevante). Não foi o primeiro a ressuscitar (Eli ressuscitou um menino, O Messias ressuscitou Lázaro; no entanto, todos estes morreram novamente ao seu tempo), mas foi o primeiro em importância, pois nos garantiu que haverá ressurreição e vida eterna para os crentes (I Cor. 15:3, 20-23). Quando nos referimos à primeira dama de um país, não estamos afirmando que ela seja a primeira em ordem – muitas outras a antecederam – mas sim a primeira em importância...  

 

 

O MESSIAS TEM PODER SOBRE A MORTE

 

8 – A Santa Bíblia explica que os santos (separados) ainda não receberam a vida eterna (Heb. 11:39e40). Mas isto não quer dizer que não haja esperança para eles. Que ocorrerá um dia com os mortos? Isaias 26:19 ...Os vossos mortos e também o meu cadáver  ______________ e  ____________________ ; despertai e exultai, os que habitais no pó, porque o teu orvalho, ó  ALTÍSSIMO  será como o orvalho de vida, e a terra dará à luz os seus mortos.  I Tes. 4.14,16 ...se cremos que Jesus morreu e ____________________ , assim também ELE, mediante o Messias, trará, em Sua companhia, os que ______________ . ...e os mortos Nele ______________________  primeiro.

 

9 – Que fará O Messias com a morte, no final do milênio? Apoc 20:14

...Então, a ___________ e o inferno (sepultura) foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a

____________ , o lago de fogo.  I Cor. 15:26 ...O ______________  inimigo a ser ________________  é a ____________ .

 

10 – Quando o Messias dará a vida eterna aos fiéis? Cor. 15:20-23

...Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as  _________________ ; depois, _____ _____ _____ do Messias, na sua vinda. Apoc 21:4 ...E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a _______________  já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.

Àqueles que O aceitarem, O Messias prometeu ressuscitá-los no último dia (João 6:54), quando sairão “para a ressurreição da vida” (João 5:28e29). A ressurreição do Salvador, o Messias é nossa garantia de que Ele tem poder para cumprir o que prometeu...

 

Minha Decisão: Havendo analisado com oração o que as Sagradas Escrituras ensinam acerca do estado dos mortos, aceito pela fé a esperança a ressurreição  e peço ao Salvador, O Messias,  que me conserve fiel para o glorioso dia de Sua vinda!